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COMO USAR O CUMPOM

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PROFESSOR O QUE IMPLICA EM TOCAR COM UMA PALHETA CADA VEZ MAIS DURA?

 

Palheta mais dura.

O que vou escrever aqui é a Regra, e como toda Regra, possui exceções. 


A palheta mais dura tende a proporcionar um som mais escuro, logo, menos estridente.


Ela Facilita a execução dos Harmônicos e agudíssimos do Saxofone.

 

E por ter a ponta um pouco mais grossa, acaba durando um pouco mais que uma palheta mais fina.

 

Porém, usar uma palheta muito grossa, pode prejudicar o Timbre do Instrumento, pois a mesma pode não vibrar satisfatoriamente deixando o som do sax “preso”.

 

Dessa forma é preciso encontrar um ponto de equilibrio e permanecer nele.

Esse equilibrio está num som brilhante, solto, sem exagero, sem apitos, em que se consiga tocar tanto o grave quanto os agudos sem prejudicar a performance. 


Tocar com uma palheta mais dura significa que você tem uma boa embocadura?

 

Não. Isso significa que os músculos da face estão mais rijos, e por isso, você consegue tocar com uma palheta mais pesada. Mas isso não significa que você tem uma boa embocadura. 
Já vi muitos casos, do saxofonista usar uma palheta mais dura, e ainda assim, ter dificuldade para executar os Agudíssimos, Harmônicos e gravíssimos.


Tocar com uma palheta mais pesada significa que você é um músico melhor do que o outro que toca com uma mais leve?

 

Não. Ser um bom músico não está ligado ao número de palheta que o mesmo usa. Ser um bom músico está ligado ao conhecimento musical e a capacidade de por em prática aquilo que se conhece.


Significa que o seu som é melhor?


Também não. O Saxofonista Milton Guedes tem um dos sons mais bonitos de Saxofone Alto que eu conheço, e o mesmo usa palheta Fibracell 1.5.

Ter um som e timbre bonito é conquistado com estudos específicos para melhorar a sonoridade.

Milton Guedes tira um timbre muito bonito, toca os agudíssimos, Harmônicos e tudo mais.

 

Você sempre deve perseguir um número maior até chegar ao número 10?
 

 

Não. Trocar para uma palheta mais dura deve acontecer quando numeração atual gera apitos, mesmo quando a palheta for nova.

Caso os Apitos, mesmo no caso do saxofonista tocar com a embocadura relaxada, não cesse, será necessário a mudança para meio grau de dureza acima da palheta atual usada.

 

Não seria aconselhável  uma palheta acima de 4 ... em um  caso assim, é necessário que se aumente a numeração da boquilha... e o numero da palheta permanece o mesmo. 

 

Grande abraço e bons estudos.

 

Prof Lander


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