Blog

Ultimas postagens

CATEGORIAS

ARQUIVOS

COMPASSO COMPOSTO

 
 
O que precisam saber, é que existem duas fórmulas de compasso.
 
O Simples. Que consiste em 2 por 2, 3 por 4 ou 4 por 4
 
São bem simples mesmo, facil de contar e visualizar.
 
Mas, existem musicas, que devido ao Ritmo nao se encaixam nos compassos simples.
A batida ritmica ficaria estranha se contatos como 2/2 ou 3/4 ou 4/4
 
Assim nasce o Compasso composto.
Se você entende isso, já está próximo de entender o Compasso composto.
 
Isso porque a forma de contagem pode ser muito parecida com a que consta no compasso simples.
 
Assim, temos a Unidade de Tempo: nada mais é a figura que representa um tempo no compasso. Unidade de Movimento: É a figura que preenche cada movimento do tempo composto. Unidade de Compasso: É a figura que preenche o compasso inteiro.
   O simples é um compasso em que a Unidade de Tempo é um valor simples, ou seja, a subdivisão dos tempos são binária.
 
E o compasso composto é um compasso cuja Unidade de Tempo é um valor composto (pontuada), ou seja, os tempos tem uma subdivisão ternária.
   E o compasso simples apresenta uma característica em relação ao numerador e denominador. O número superior indica a Quantidade de Tempo (QT). e o inferior a unidade de tempo (UT). Um exemplo é o compasso 4/4. Número de cima quantos tempos: 4, e o número de baixo a unidade de tempo, ou figura referencial dita por você nas aulas, que no caso será a semínima.
   
Já no compasso Composto o número superior informa a quantidade de movimentos (QM), e o inferior a Unidade de Movimento. Um exemplo seria o compasso 9/8. Quantidade de movimentos: 9.
 
E para achar quantos tempo tem é só dividir 9  por 3, que resultaria em três tempos. Já a Unidade de Movimento: 8, está relacionado a colcheia, portanto eu terei 9 movimentos sendo a colcheia a figura representativa desses movimentos. Para encontrar a Unidade de Tempo neste caso eu multiplicaria a colcheia por 3, que resultaria em uma semínima pontuada, por isso então que o compasso composto tem sua UT pontuada.
 
Na teoria, se ensina que um compasso composto é fomardo por duas seminimas pontuadas.
 
Eu ensino que num compasso composto pode haver 3 tempos, pois para mim, é mais simples pensar em 3 tempos, do que em duas seminimas pontuadas - mas que no fim é a mesma coisa que 3 tempos, ja que um e meio (uma seminima pontuada) mais um e meio tempo é igual a 3 tempos.
 
Quando ensinava isso ao meus alunos e dizia que um compasso composto era formado de duas seminimas pontuadas, eles entendiam que dentro de um compasso composto só pode ter duas seminimas pontuadas, e isso está errado.
 
Pois dentro de um composto pode ter varios tipos diferentes de tempos, mas a soma deles nao pode ultrapassar 3 tempos.
 
 A teoria dele é muito complexa. Nas minhas aulas tento ser o mais pratico possivel, pois nao adianta fazer o aluno engolir esse tema, sendo que será algo que na pratica apenas se toca o que está escrito e resulta da mesma forma muita mais simples.
 
Vou terminando por aqui, mas não entre em pânico por causa disso.
 
 
Grande abraço e estou aqui para quando precisar.
 
Prof. Lander


‹ Voltar

ANEXOS DO POST

    Nenhum anexo na postagem.